Freguesia/ História

 

A freguesia de Rendufinho compreende uma área de 886 hect., formada pelos Lugares de Aldeia, Amarelos, Arcas, Boavista, Cruzeiro, Estrada, Marco, Sobradelo, Valcovo e Varziela. A sua população em 1734 era de 317 pessoas, distribuídas por 105 fogos, actualmente a sua população residente ronda as 1000 pessoas.  

Esta é uma zona essencialmente agrícola, mas já com alguma actividade comercial, nomeadamente cafés e Minimercados .Existe também uma fabrica de vigas de Cimento e estufas de flores ,que empregam algumas pessoas do meio Civil . As pessoas desta aldeia, principalmente as mulheres têm o hábito de se deslocarem à feira , à Póvoa de Lanhoso , a 3Km de Rendufinho, todas as quintas-feiras. No fim-de-semana é hábito as pessoas reunirem-se nos cafés da Aldeia conversando, bebendo e jogando.

Rendufinho é a terceira freguesia maior em área do concelho da Póvoa de Lanhoso. Tem uma área de aproximadamente 8,86 km2 e dista cerca de 3km da sede do concelho. 

Fica localizada entre as freguesias de Friande, S.João de Rei, Geraz do Minho, Lanhoso, Povoa de Lanhoso, Calvos e Frades. É atravessada pelo ribeiro Pontido que vai desaguar ao rio Ave. 

Em 2001 a sua população era de, aproximadamente, 748 habitantes .